Filtrar
12 fevereiro 2019
Seleções
Torneio Lopes da Silva 2020 em andamento

Torneio Lopes da Silva 2020 em andamento

O Estádio Municipal Cunha Rivara, em Arraiolos, recebeu esta segunda-feira, 11 de fevereiro, o primeiro treino de observação da seleção Sub-13 - Zona Sul, com vista à preparação para o Torneio Lopes da Silva em 2020.
Participaram nesta primeira sessão de treino, sob a orientação dos técnicos João Paulo Fialho e Pedro Batista, os jogadores Francisco Rosado, Miguel Lourenço, Luís Vieira, José Piteira, Gonçalo Geadas, Tiago Rainha, Luís Chaveiro (Associação Lusitano 1911); André Kambur (Casa do Povo de Lavre); Gonçalo Costa (GDR Afeiteira); Miguel Falé (Sporting de Viana); Diogo Calção, Tomé Minhoca, António Ferreira, André Arraiolos, Rodrigo Carvoeiro e João Delgado (União de Montemor); Miguel Azurara, Rodrigo Oliveira, Ricardo Espada, Eduardo Meme e Santiago Carreira (Associação Estrela de Vendas Novas 1920); Ricardo Neves, Rodrigo Santos, João Simões, Alexandre São Pedro, Miguel Silva, Tomás Rato, Gonçalo Marques, Leandro Ferro e Bernardo Farinha (GDR Canaviais).
O Técnico João Paulo Fialho falou à AFE TV sobre o trabalho que está a ser realizado com esta seleção: "Preparamos sempre a nossa participação no importante Torneio Lopes da Silva - Sub 14 com um ano de antecedência. Este é o pontapé de saída da futura Seleção Sub-14 da Associação de Futebol de Évora que no próximo ano vai estar a representar o nosso distrito nesse conceituado torneio neste escalão. Com estas observações ficamos com uma avaliação base dos atletas que irão ser acompanhados a partir daqui, pois a partir de hoje são «jogadores AFE» e vão estar sistematicamente sob o escrutínio da equipa técnica desta Associação. Este foi também o seu primeiro contacto com o futebol de 11 e por isso queremos perceber como eles se adaptam a esta nova realidade. O porquê destas observações já? Porque na próxima época estes jogadores, que hoje jogam com assiduidade nos seus clubes, vão subir de escalão e alguns deles poderão não jogar tanto por se tratarem de jogadores de primeiro ano, por isso a alteração da regra das substituições no escalão de iniciados que agora são volantes, ou seja, os jogadores podem entrar e sair quantas vezes o treinador entender, pelo que é importantes vê-los agora e fazer o seu acompanhamento esta época no segundo ano de infantis e na próxima no primeiro ano de iniciados. Digamos que destes cerca de 50 jogadores vai sair o grupo final para o Lopes da Silva em 2020 e mais um ou outro que venha a aparecer. Todos os anos temos uma ou duas boas surpresas que aparecem fora do primeiro grupo de observação", referiu.
O Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, e o Diretor Técnico, Jorge Vicente, acompanharam mais um treino das seleções distritais.
Os grupos das Zonas Norte e Sul realizarão nesta fase mais dois treinos de observação e um torneio quadrangular.
São os primeiros passos da futura Seleção Distrital Sub-14 que em 2020 representará a Associação de Futebol de Évora no Torneio Lopes da Silva.

07 fevereiro 2019
Associação
Fernando Gomes reeleito para mais um mandato no Comité-Executivo da UEFA e no Conselho da FIFA

Fernando Gomes reeleito para mais um mandato no Comité-Executivo da UEFA e no Conselho da FIFA

O Presidente da FPF e vice-presidente da UEFA, Fernando Gomes, foi reeleito, esta quinta-feira, no 43ª congresso ordinário da UEFA, a decorrer em Roma, para mais um mandato de quatro anos no Comité Executivo do órgão que superintende todo o futebol europeu.
Num conclave em que o esloveno Aleksander Ceferin foi reeleito como Presidente da UEFA, apresentaram-se nove candidatos aos sete lugares vagos no órgão executivo. Fernando Gomes recolheu o voto muito expressivo de 45 federações europeias das 53 que tiveram o voto validado nas urnas.
Ainda esta manhã, o Presidente da FPF, numa segunda eleição, foi eleito, por unanimidade e aclamação, e até 2021, como membro efetivo do Conselho da FIFA, funções que já exerce desde 2017. Neste órgão da FIFA, será acompanhado por Giorgio Koumas, de Chipre.
Fernando Gomes, que já exerce funções no comité-executivo da UEFA desde 2013, vai tornar-se, no final do novo mandato, no dirigente português com mais anos de longevidade neste órgão.
Recorde-se que Fernando Gomes é presidente da Federação Portuguesa de Futebol desde 2011. Ao leme da FPF, Portugal já conquistou o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia (2015), Campeonato da Europa sub-17 (2016), Campeonato da Europa de Futebol (2016), Campeonato da Europa de Futsal (2018) e Campeonato da Europa sub-19 (2018). A Seleção nacional feminina sub-19 de futsal conquistou igualmente a primeira medalha de ouro olímpica coletiva nacional nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.
A 15 de dezembro de 2015, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 14 de junho de 2017, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
A Associação de Futebol de Évora felicita Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, por esta reeleição que muito prestigia Portugal e o nosso Futebol.

06 fevereiro 2019
Associação
Futebol de Valores

Futebol de Valores

O Futebol não é só competição. A competição é importante e é a alma de um jogo, seja ele qualquer for, mas é apenas uma pequena parte do verdadeiro significado que tem na formação dos nossos homens e mulheres de amanhã.
O Futebol, como qualquer outra modalidade ou atividade desportiva, é muito mais que competição, que ganhar ou perder.
Futebol é desporto, saúde, valores, princípios, respeito, convívio, solidariedade, crescimento, educação.
As equipas de iniciados do Atlético de Reguengos e do G.D. Portel são um bom exemplo de como se pode competir e fazer sorrir o Futebol, respeitando-o, dar-lhe a verdadeira dimensão que deve ter numa comunidade e na sociedade.
As duas equipas, de concelhos diferentes, confraternizaram após os jogos realizados nos dois campos.
Os treinadores Paulo Simão (Atlético de Reguengos) e Emanuel Mendes (G.D. Portel), foram os impulsionadores desta iniciativa.
É nos chamados escalões de formação, desde os mais pequeninos até à idade adulta, que as nossas crianças e jovens devem ser ensinadas e educadas a estar no desporto, no futebol e na vida.
Segundo os dois treinadores, "outros convites já foram feitos a outras equipas, uma vez que é importante promover o convívio entre os jovens atletas depois dos jogos, envolvendo-os num espírito de convívio, respeito e desportivismo para com os seus adversários, que não são mais que colegas e amigos. Dentro de campo queremos fazer o nosso melhor e, se for possível, ganhar, mas com respeito e valores, dos quais não abdicamos. Como treinadores e formadores temos essa obrigação e esse dever para com os nossos jovens e os seus encarregados de educação".
O resultado dos jogos? Há imagens que valem mais que mil palavras.
O Futebol nunca pode ser um drama e um jogo nunca pode ser de vida ou de morte.
Parabéns aos atletas das equipas de iniciados do Atlético de Reguengos e do Grupo Desportivo de Portel e aos seus treinadores, Paulo Simão e Emanuel Mendes, respetivamente, pelo fantástico exemplo.
Desafiamos outros clubes, treinadores, dirigentes e pais a enviarem-nos fotos, vídeos e informação sobre este tipo de iniciativas que promovam o fair-play.
A Associação de Futebol de Évora divulgará nos seus meios de comunicação todas as iniciativas levadas a cabo neste âmbito, porque também no fair-play o futebol e o futsal distrital eborense é um exemplo, pelo excelente trabalho realizado nos nossos clubes e pelo futuro dos nossos jovens e atletas.

Não foram encontradas notícias para a pesquisa efetuada
Não foram encontradas mais notícias para a pesquisa efetuada