A Seleção Distrital Sub-13 Futsal Masculino foi protagonista de um momento histórico para a modalidade ao vencer todos os jogos no Torneio Interassociações, realizado no distrito de Viseu entre 2 e 5 deste mês de abril, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Um desempenho relevante quando se trata de uma associação do interior do país, de pequena/média dimensão entre as 22 associações distritais e regionais.

Um feito histórico destes meninos, pequeninos, mas com muito talento, vontade de aprender, de evoluir, com tanto crer e tanta raça.

Mais que as vitórias alcançadas (6-2 sobre Castelo Branco; 6-1 sobre Ponta Delgada; 4-2 sobre Braga e 3-1 sobre Aveiro) ficou a certeza, uma vez mais, do sucesso do processo de formação que se faz nos clubes do distrito e na Associação de Futebol de Évora.

O desempenho desta seleção é a prova de que vale a pena apostar na formação. Vale a pena acreditar na nossa "matéria prima". Não se olhe ao tamanho. Os jogadores de Évora deram nos pavilhões de São Pedro do Sul e de Oliveira de Frades uma demonstração de quando se tem talento, se quer muito e se trabalha tanto, não há tamanho ou contrariedade que os possam desviar dos seus objetivos.

É verdade que vencer cria boas sensações, mas acreditar no processo, no trabalho que se faz, nas próprias capacidades e transportar o máximo de cada um para dentro do campo é tudo o que se pode exigir aos atletas nos escalões de formação. Eles superaram tudo isso.

Esta foi também mais uma prova de como se trabalha muito e bem nos clubes do distrito, que tem a prática do futsal, da aposta cada vez mais forte na modalidade e da grande competência dos treinadores. Depois, claro, há o fantástico trabalho desenvolvido pela equipa técnica da AFE, liderada pelo Professor João Serrano, que torneio após torneio não para de nos surpreender com a sua particular capacidade de trabalho e inteligência de estudar e preparar os nossos meninos e meninas dos diferentes escalões para as respetivas competições.

No pouco tempo de trabalho que é possível realizar com atletas de diferentes clubes, João Serrano tem a arte e o engenho de construir verdadeiras equipas, competitivas, solidárias e, sobretudo, de potenciar ao máximo as capacidades de cada atleta e de valorizar imenso o trabalho que é realizado pelos clubes.

Após esta brilhante participação, a Seleção Distrital Sub-13 Futsal Masculino foi recebida, na tarde do dia 5 de abril, na Associação de Futebol de Évora, onde todos os atletas e staff receberam das mãos do Presidente António Pereira uma medalha e outras lembranças pela sua participação na Seleção Distrital, como sempre acontece com todo(a)s aquele(a)s que representam a associação eborense nestes momentos competitivos.

Pais e famílias acompanharam a cerimónia no Auditório Professor Jorge Pombo, onde António Pereira agradeceu o desempenho da equipa no torneio nacional, elogiando a forma como os clubes e a equipa técnica da AFE trabalharam e prepararam o percurso destes meninos.

Por sua vez, o Treinador João Serrano, sem voz, lá foi distribuindo elogios: aos seus atletas, dedicando-lhes todo o mérito pelo desempenho da equipa. Aos pais, "por todos os sacrifícios que fizeram para os acompanhar e apoiar neste percurso". À Associação de Futebol de Évora, "por ter proporcionado todas as condições à equipa para realizar o seu trabalho".

Também os pais se mostraram muito felizes com a participação dos seus filhos neste processo, onde "aprenderam, evoluíram, cresceram e fizeram novos amigos".

Neste processo da formação destaque-se o papel do Presidente da AFE, António Pereira, do Diretor Técnico, Jorge Vicente, e dos pais dos atletas.

António Pereira, pela forma incansável como apoia toda a estrutura para que nada falte aos treinadores e jogadores ao serviço das seleções distritais e pela fortíssima aposta, na prática e no terreno, na formação.

Jorge Vicente, pela capacidade de trabalho na preparação das seleções, no contacto com os clubes e no acompanhamento e apoio diário à atividade dos atletas e treinadores.

Os pais, sem eles nada disto seria possível. O seu esforço e dedicação no acompanhamento dos filhos nos treinos, jogos de preparação e no próprio torneio, foram decisivos no somatório do sucesso desta participação.

Este foi um sucesso de todos os clubes e do futsal distrital eborense.
Venceu a Associação de Futebol de Évora, venceram os clubes, venceram todos os atletas do distrito, venceram todos os treinadores, venceram todos os dirigentes.

O FILME DA RECEÇÃO