Foi uma das ligas mais equilibradas e competitivas de sempre, no segundo escalão do futebol distrital eborense.

O Campeão (Arcoense) só foi encontrado na penúltima jornada da prova e porque o seu mais direto rival na altura (o Bencatelense) perdeu o seu confronto.

Com o Campeão apurado, para a última jornada ficou por decidir quem iria acompanhar o Sporting Clube Arcoense na subida de divisão.

Bencatelense (59), Aguiar (57) e Calipolense (57) eram os três concorrentes aos dois lugares disponíveis.

Após os resultados da última jornada as três equipas terminaram empatas com 60 pontos.

No primeiro critério de desempate (pontos nos jogos entre as equipas empatadas) as três somaram seis pontos, pelo que teve de se avançar para o segundo critério de desempate (melhor diferença entre golos marcados e golos sofridos nos jogos entre as equipas empatadas), aqui o GCD Aguiar somou mais 2 golos, o O Calipolense ficou com o saldo nulo e o SC Bencatelense acabou com um saldo negativo de menos 2 golos.

O Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e o O Calipolense de Vila Viçosa são os clubes que se juntaram ao Sporting Clube Arcoense no pódio da Liga AFE 2021/2022.

De relevar ainda a grande prova do Sport Clube Bencatelense, contribuindo para uma Liga de qualidade e enorme competitividade, lutando até ao pito final da competição por um lugar no top 3.

A Associação de Futebol de Évora endereça os Parabéns ao Sporting Clube Arcoense, ao Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e ao O Calipolense - Clube Desportivo de Vila Viçosa pela subida de divisão e a todos os clubes envolvidos na Liga AFE por terem proporcionado, sem qualquer dúvida, uma das ligas mais competitivas de sempre no nosso distrito.

PARABÉNS, A TODOS!